Ventosaterapia Chinesa

Aplicação de vácuo, com ventosas nas costas.

15 dez Ventosaterapia Chinesa

Aplicação de vácuo, com ventosas nas costas.

Existe poucos textos e literaturas referentes a técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) conhecida como Ventosaterapia. Muitos a consideram traumatizante, sendo assim poucos a praticam e estudam. Hoje apresentarei alguns relatos dessa maravilhosa técnica a qual utilizo em meus atendimentos com Naturologia. Dizem alguns bons acupunturistas: ” Onde as agulhas não funcionam utilize a moxa, e caso ainda não obtêm-se bons resultados, aplique a ventosa.”

A ventosa usada no Oriente, desde a antiguidade, tem como base a troca gasosa, visando limpar o sangue pela pele ( a ventosa executa a mesma fisiologia gasosa que o pulmão).  Seguindo este mesmo princípio, desde os tempos antigos, utiliza-se a ventosa baseando-se no fato de ocorrer a troca gasosa (oxigênio X gás carbônico) ao nível da pele, eliminando gás carbônico do corpo e promovendo a limpeza do sangue, aliviando dores e doenças.

A ventoso não só elimina gases, mas também atua através dos pontos do canais de energia da MTC, conseguindo eliminar as escórias do interior do corpo, havendo uma limpeza maior que a pulmonar. A MTC procura a causa da doença no interior do corpo ” mil doenças, um só veneno”. Na China antiga, considerava-se que estas mil doenças eram causadas pela sujeira da agua e do alimento, portanto sangue coagulado do corpo causa todas as doenças.

O tratamento com ventosa, ou pressão negativa, consiste em trazer as células do interior do sangue e do corpo para a superfície, recuperando-as. Com a pressão a abertura dos vasos capilares e poros na superfície do corpo, sendo assim há oxigenação do sangue e ativação da circulação sanguínea.

Outros benefícios da ventosaterapia:

– mantém a acidez ligeira do sangue, aumentando a vida média dos glóbulos vermelhos

– limpa glóbulos vermelhos degenerados

-aumenta nível de cálcio no sangue

– fortalece os vasos

-ativa secreção hormonal

-acelera digestão

-elimina dor

-abaixa febre

-combate a tosse

-trata intoxiacação por substâncias químicas, remédios…

-elimina toxinas

-acalma nervosismo

– bom para doenças de Rim e Fígado

-Controla hipertensão e arterioesclerose

-Combate alergia

– Fácil aplicação e pouca dor no momento da aplicação

 

Mesmo assim a técnica possui contra-indicações e deve ser executada por profissional habilitado em ventosaterapia. Além de tratar permite avaliar o quadro de saúde através da aplicação, a única interecorrência é o surgimento de manchas (hematomas) de tonalidade vermelho, arroxeado, azulado ou preto que referem o grau de intoxicação sanguínea do cliente, que saem naturalmente com o passar dos dias.

As manchas que sucedem a aplicação, servem como avaliação e somem entre 4 a 8 dias, naturalmente.

 

A técnica de ventosaterapia em meus tratamentos é complementada junto com outras práticas naturais e complementares. Ficou interessado (a), entre em contato.

 

Sem Comentários

Adicione um comentário